Tudo começou em 1999, quando dois jovens apaixonados por arte e música, Após um longo período viajando um bocado por esse mundão… decidiram que era hora de estacionar a Kombi.
Isso foi justamente na Praia de Iracema, mais precisamente na Rua Dragão do Mar, 207.
Ele, Sean Bolger, irlandês e artista plástico. Ela, Patrícia Carvalhedo, nascida em Boston e criada em São José dos campos (SP).
Tinham em comum, além da paixão pela música, arte e cultura; muitos sonhos e ousadia.
E a conversa começou mais ou menos assim:
– Tem certeza? Uma casa de rock na terra do forró? Será que isso vai dar certo?
– Vai dar sim, confia em mim.
– Ok….
Começava então, a história do Órbita Bar.
A casa, que acaba de completar 18 anos e fica nos arredores do Dragão do Mar, Região tombada pelo patrimônio histórico nacional e referência no circuito cultural da cidade, tem sua arquitetura original preservada, é cercada de harmoniosos janelões e tem pé direito alto. Por dentro é um misto de pub irlandês com club. Várias mesas de sinuca e telões espalhados pela casa compõem a atmosfera com vídeos dos Vjs residentes. Na outra parte da casa tem um palco grande e uma cabine de DJs.
Há dois grandes bares estrategicamente posicionados onde são feitos os famosos drinks, marca registrada da casa e já eleitos em diversos concursos como dos melhores do país.
Quesito à parte é o show dos barmans, executando malabarismos com garrafas e copos (os chamados flaires), enquanto assistidos pelo público incentivador e curioso.
O Órbita Bar abre as portas de sexta a domingo. A programação é sortida e, com exceção dos sábados, nos quais diversos produtores fazem suas festas, a programação tem foco alternativo, indie-rock, eletrônico e underground, peculiares à identidade da casa.
O espaço costuma também abrigar as melhores festas temáticas da cidade, bem como projetos nacionais como “Oi Blues by Night” (http://oibluesbynight.com.br/blog/), com 11 anos de estrada, a aclamada “Invasão Sueca” e mais recentemente o Budbasement ( https://www.opovo.com.br/vidaearte/2018/06/orbita-bar-ganha-nova-fachada-para-sediar-o-bud-basement.html).
Um dos projetos recentes mais ousados é o FESTIVAL CABEÇADA, em que a casa recebe várias bandas autorais e cobra ingresso a um valor simbólico. A finalidade é nobre: incentivar de maneira ostensiva a cultura local e a música autoral.
Nesses 18 anos a gente tem muita coisa boa para contar, inúmeras histórias engraçadas, tantos casos de amor iniciados aqui, desde casamento começado na fila, até pedido oficial no fumódromo.
Nossa felicidade é quando as pessoas são felizes.
Entretenimento genuíno é feito disso e para isso: Alegria!
Como nem só de sorrisos se faz uma história, Sean Bolger (o jovem irlandês do começo da história) nos deixou e foi para o andar de cima em dezembro de 2012.
Patrícia segue no comando da nave e dos sonhos e assim, seu legado permanece.
Há dois anos, nasceu nossa irmã na praia: ÓRBITA BLUE (numa linda homenagem à cor dos olhos de Sean)
Isso é somente um pouquinho do que somos nós.
A gente vai avançando por aqui, sempre gratos e otimistas.
Nossa promessa é seguir com nossa filosofia, refletindo “positive vibration” firmes e fortes; against all odds.
Pois é, Patrícia estava certa: a casa de rock na terra do forró deu certo. Muito certo. 🙂